Proinfo

terça-feira, 10 de maio de 2016

Relatório do terceiro encontro do projeto OBMEP na escola


-->
Prefeitura Municipal de Palhoça
Secretaria Municipal de Educação.
Coordenação de Ensino Fundamental.
Telefones: (048) 3279-18-82 ou 3279-17-87


RELATÓRIO
do terceiro encontro do projeto OBMEP na Escola

Profª Ms Karina Zolia Jacomelli Alves

Dia 5 de maio de 2016 os alunos do projeto OBMEP na escola se reuniram mais uma vez. Neste encontro foi disponibilizado vídeos do site da OBMEP com a resolução de três problemas da prova da primeira fase de 2014. O objetivo era fazer os alunos conhecerem mais uma opção de estudo de matemática sejam para satisfazer sua vontade de conhecer mais da disciplina, ajudar no dia a dia da escola ou ainda para se preparar para a primeira fase deste ano. Após os vídeos conversamos sobre cada resolução a fim de esclarecermos as dúvidas.
Na sequência os grupos que não tiveram tempo de apresentar seus problemas no encontro anterior apresentaram. As resoluções estavam inacabadas, mas em grande grupo pudemos concluir.
Como atividade diferente das avaliações da OBMEP teve a da “Calculadora quebrada”. Em duplas todos receberam calculadoras e orientações para pensarem nos números, operações e suas propriedades. Os alunos se envolveram bastante e pediram para terminar em suas casas, já que o tempo disponível não foi suficiente.
Mais um encontro produtivo. Agora nos encontraremos novamente no dia 19/5/2016 com uma tarefa muito importante. Tente você também!

Tarefa para o próximo encontro:
A figura 17.2 é um retângulo cuja área sombreada foi feita utilizando peças de um tangram que formam um quadrado de 10 cm2 de área, mostrado na figura 17.1.
Qual é a área do retângulo?


                        
                                                 

                                                     

-->


Proinfo

Você é o visitante nº