Proinfo

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Relatório do segundo encontro do projeto OBMEP na Escola



Prefeitura Municipal de Palhoça
Secretaria Municipal de Educação.
Coordenação de Ensino Fundamental.



RELATÓRIO
do segundo encontro do projeto OBMEP na Escola


Profª Ms Karina Zolia Jacomelli Alves

            O segundo encontro do OBMEP na Escola aconteceu no dia 28/4/2016 na E.B.M. Prefeito Reinaldo Weingartner. A tarde iniciou-se com a resolução pela professora de alguns problemas propostos no encontro anterior, em seguida a resolução de outros problemas também propostos no encontro anterior realizados em pequenos grupos e, por fim, as apresentações e discussões das resoluções desses grupos. Nesse momento tivemos contato com diversos conteúdos curriculares da Matemática, entre eles: conceito de algarismos, operações de números naturais e suas propriedades, as figuras quadrado e retângulo, perímetro e área de figuras montadas a partir de quadrados e retângulos, medida de tempo (hora, minutos), e problemas de raciocínio lógico.
            A atividade final do encontro foi a construção, por meio de dobraduras papel, de uma caixa de base quadrada. Foi um momento lúdico, divertido e de aprendizado. Durante a construção falamos sobre a figura quadrado: vértice, lados, diagonais, divisão em áreas iguais provocadas pela diagonal, ponto marcado pela intersecção das diagonais, entre outros.

            Em ambas as atividades os alunos foram participativos e deram conta da tarefa como era esperado. É uma turma responsável e que sabe aproveitar a oportunidade que ganharam. Ficamos acordados, então, de nos encontrarmos na próxima semana, dia 5/5/2016. Isso com a resolução dos problemas 11 ao 20 da primeira fase da OBMEP de 2014.






Proinfo

Você é o visitante nº