Proinfo

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

História do Halloween

“TRICK OR TREAT?”

O Halloween, chamado de Dia das Bruxas no Brasil, é uma festa com temas sombrios e comemorada anualmente em 31 de outubro.
A palavra Halloween é uma abreviação da expressão All Hallows' Eve pela junção das palavras hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera", pois ocorre no dia anterior à celebração do Dia de Todos os Santos.
Origem do Halloween
A origem da festa do Halloween possui uma grande trajetória, visto ser praticada há mais de 3 mil anos. Ela surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.
Os celtas celebravam o festival de Samhain, o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.
Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.
Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”.
Durante o Medievo, os curandeiros eram considerados bruxos e por se posicionarem contra os dogmas da Igreja, eles eram queimados na fogueira.
Assim, na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a igreja promoveu alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio.
Halloween hoje em dia
Nos dias atuais, a comemoração do Halloween tem mais a ver com a festa que as crianças fazem, se fantasiando e saindo pela vizinhança pedindo doces, do que com o caráter original da festividade.
Outro fator que fez com que a data fosse comemorada nos quatro cantos do mundo foi a globalização, que trouxe a internet e a possibilidade de conhecer as diversas culturas e festas que ocorrem pelo mundo afora.
Não é apenas o Halloween, são os filmes, costumes, alimentos, música, danças, etc, que são divulgados o tempo todo para quem quiser ver.
Então, vamos aproveitar o que há de bom na culturas ao redor do mundo e deixar as crianças fazerem a festa e comerem as “gostosuras” no Halloween, para não acabarmos sendo vítimas de “travessuras”.
Os trabalhos que seguem são desenhos e representações que os alunos de 6º e 7º anos fizeram a partir de pesquisas sobre o tema “Halloween”.
Para aqueles alunos que por motivos religiosos ou familiares não puderam trabalhar esta atemática foi oferecido outro tema de pesquisa relacionado às origens de sua crença / fé.
Bibliografia:
Maria Joelma Dias – Professora de Inglês



































Proinfo

Você é o visitante nº