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quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Visita ao Museu de Arqueologia e Etnografia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral


No dia 14/07/2016 os alunos dos 8º anos participaram de uma visita ao Museu de Arqueologia e Etnografia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral da Universidade Federal de Santa Catarina, localizado na Rua Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n, Trindade, Florianópolis, com a professora Joice de Língua Portuguesa.
Justificativa
A escola é o ambiente natural no qual os alunos devem ampliar o contato com as linguagens orais e escritas; é, pois, o espaço onde os estudantes devem conviver e refletir sobre os diferentes usos destas linguagens e com diferentes textos de gêneros variados. Nessa perspectiva, o ensino de Língua Portuguesa deve ter como finalidade principal capacitar os estudantes para escrever e interpretar textos satisfatoriamente, bem como os fazerem perceberem e analisarem os usos sociais da língua materna. Nesse processo, é importante que o aluno tenha contato com diferentes gêneros textuais orais e escritos, que fazem parte do seu dia-a-dia, e também do texto literário, pois, por meio deles, é possível transformar o aluno em leitor e, consequentemente, possibilitar seu ingresso efetivo na sociedade letrada, uma vez que a leitura e a escrita são condições para participação social legítima.
Entretanto, a escola, além de proporcionar o estudo de conteúdos e colocar os alunos em contato com diferentes textos, deve promover experiências e situações de aprendizagens que visem à integração do trabalho pedagógico à experiência concreta, vivida. E o acesso aos bens culturais é meio de sensibilização pessoal que possibilita ao sujeito apropriar-se de múltiplas linguagens, tornando-o mais aberto para a relação com o outro, favorecendo a percepção de identidade e a sua construção enquanto cidadão.
O museu, nessa direção, passa a ser um local de trocas e vivências, pois o acesso aos bens culturais é um direito de todas as pessoas e por meio desse conhecimento é possível ampliar os olhares e saberes que permitem uma melhor compreensão de si mesmos, do ambiente e do patrimônio cultural sob muitos aspectos.
Ir a museus e exposições não é simplesmente um ato "ilustrativo" do conteúdo dado em sala de aula. Museus são locais com grande potencial educativo, onde é possível ter contato com obras de arte originais, além de uma verdadeira noção do que é patrimônio histórico e cultural.
O Estatuto da Criança e do Adolescente no artigo 53 garante que a criança e o adolescente possuem direitos à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer com vistas ao seu pleno desenvolvimento pessoal e social. Além disso, o artigo 58 ressalta a importância ao acesso aos espaços culturais e no seu artigo 59 salienta que os municípios, com o auxilio da União, deverão estimular e facilitar recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer. Sendo a escola responsável por organizar, sugerir e viabilizar o contato de seus alunos com programações culturais fora do ambiente da instituição.
Com este intuito, a disciplina de Língua Portuguesa, depois de trabalhar com o texto Balanço Bruxólico, gostaria de promover o contato dos alunos do 8º ano com o acervo do autor Franklin Cascaes, exposto no Museu de Arqueologia e Etnografia, na Universidade Federal de Santa Catarina.
Objetivos:
Diante do contato com o material do acervo de Franklin Cascaes, disponível no Museu, o aluno poderá vivenciar e compreender os aspectos e características da obra do autor, além de reconhecer a importância deste material, que um dos mais importantes autores catarinenses deixou para contribuir e expandir o folclore e a cultura ilhoa. Devida essa importância fez com que Florianópolis ficasse conhecida como a Ilha da Magia, apelido que é utilizado até hoje.
 
 
 
 

 

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