No dia 14/07/2016 os alunos dos 8º anos participaram de uma visita ao Museu de Arqueologia e Etnografia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral da Universidade Federal de Santa Catarina, localizado na Rua Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n, Trindade, Florianópolis, com a professora Joice de Língua Portuguesa.
Justificativa
A
escola é o ambiente natural no qual os alunos devem ampliar o
contato com as linguagens orais e escritas; é, pois, o espaço onde
os estudantes devem conviver e refletir sobre os diferentes usos
destas linguagens e com diferentes textos de gêneros variados. Nessa
perspectiva, o ensino de Língua Portuguesa deve ter como finalidade
principal capacitar os estudantes para escrever e interpretar textos
satisfatoriamente, bem como os fazerem perceberem e analisarem os
usos sociais da língua materna. Nesse processo, é importante que o
aluno tenha contato com diferentes gêneros textuais orais e
escritos, que fazem parte do seu dia-a-dia, e também do texto
literário, pois, por meio deles, é possível transformar o aluno em
leitor e, consequentemente, possibilitar seu ingresso efetivo na
sociedade letrada, uma vez que a leitura e a escrita são condições
para participação social legítima.
Entretanto,
a escola, além de proporcionar o estudo de conteúdos e colocar os
alunos em contato com diferentes textos, deve promover experiências
e
situações de aprendizagens que visem à integração do trabalho
pedagógico à experiência concreta, vivida. E o
acesso aos bens culturais é meio de sensibilização pessoal que
possibilita ao sujeito apropriar-se de múltiplas linguagens,
tornando-o mais aberto para a relação com o outro, favorecendo a
percepção de identidade e a sua construção enquanto cidadão.
O
museu, nessa direção, passa a ser um local de trocas e vivências,
pois o acesso aos bens culturais é um direito de todas as pessoas e
por meio desse conhecimento é possível ampliar os olhares e saberes
que permitem uma melhor compreensão de si mesmos, do ambiente e do
patrimônio cultural sob muitos aspectos.
Ir
a museus e exposições não é simplesmente um ato "ilustrativo"
do conteúdo dado em sala de aula. Museus são locais com grande
potencial educativo, onde é possível ter contato com obras de arte
originais, além de uma verdadeira noção do que é patrimônio
histórico e cultural.
O
Estatuto da Criança e do Adolescente no artigo 53 garante que a
criança e o adolescente possuem direitos à educação, à cultura,
ao esporte e ao lazer com vistas ao seu pleno desenvolvimento pessoal
e social. Além disso, o artigo 58 ressalta a importância ao acesso
aos espaços culturais e no seu artigo 59 salienta que os municípios,
com o auxilio da União, deverão estimular e facilitar recursos e
espaços para programações culturais, esportivas e de lazer. Sendo
a escola responsável por organizar, sugerir e viabilizar o contato
de seus alunos com programações culturais fora do ambiente da
instituição.
Com este intuito, a disciplina de Língua Portuguesa, depois de trabalhar com o texto Balanço Bruxólico, gostaria de promover o contato dos alunos do 8º ano com o acervo do autor Franklin Cascaes, exposto no Museu de Arqueologia e Etnografia, na Universidade Federal de Santa Catarina.
Objetivos:
Diante
do contato com o material do acervo de Franklin Cascaes, disponível
no Museu, o aluno poderá vivenciar e compreender os aspectos e
características da obra do autor, além de reconhecer a importância
deste
material, que um dos mais importantes autores catarinenses deixou
para contribuir
e expandir o folclore e
a cultura ilhoa. Devida essa importância fez com que Florianópolis
ficasse conhecida como a Ilha da Magia, apelido que é utilizado até
hoje.