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Prefeitura Municipal de Palhoça
Secretaria Municipal de Educação.
Coordenação de Ensino Fundamental.
PROJETO OLIMPÍADA
BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS – OBMEP/2016
Responsável:
Professora Mestre Karina Zolia Jacomelli Alves
Titulação:
Graduação – Licenciatura em Matemática – UFSC / 2003.
Pós-Graduação
– Metodologia do Ensino de Matemática – Faculdade Integrada do
Vale do Ribeira / 2004.
Mestrado –
Educação Científica e Tecnológica com dissertação na área de
Educação Matemática – UFSC / 2006.
A
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é
uma iniciativa conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada
(IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), financiada
tanto pelo Ministério da Educação (MEC) como pelo Ministério de
Ciência e Tecnologia (MCT). A OBMEP, desde sua primeira edição em
2005, vem crescendo em número de participantes. No ano de 2015 foram
aproximadamente 18 milhões de alunos das 47580 escolas onde 99,5%
dos municípios aderiram à competição. Essa iniciativa tem como
objetivo principal estimular
o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que
despertem o interesse e a curiosidade de professores e alunos. Além
destes, tem-se:
- Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.
- Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
- Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Vale ressaltar que a
resolução de problemas, presente no objetivo principal da OBMEP, é
também a principal metodologia indicada na proposta municipal de
Palhoça para o efetivo trabalho em sala de aula das nossas escolas.
Esse fato é um dos atrativos para considerarmos a OBMEP nos
planejamentos escolares. Além desse e de todos os outros objetivos,
temos que a OBMEP reconhece não somente os alunos, mas todos os
participantes envolvidos por meio de premiações. Dependendo dos
resultados os professores, as escolas e a Secretaria Municipal de
Educação também são premiadas. Para os alunos são distribuídas
medalhas de ouro, prata e bronze, menções honrosas e bolsas de
iniciação científica júnior. As premiações dos professores são
tablets, diplomas e CD com edições da Revista do Professor de
Matemática (RPM-SBM). As escolas são premiadas com kits esportivos,
kits de materiais didáticos e troféus. E para as Secretarias de
Educação são distribuídos troféus.
Uma vez que seu
objetivo principal é estimular o estudo da Matemática por meio da
resolução de problemas, além de valorizar os alunos ao abrir
diferentes portas para seu futuro e contribuir com a qualidade da
educação básica, a OBMEP pode ser considerada uma importante
aliada nos trabalhos pedagógicos das escolas do município de
Palhoça. Inclusive para alcançarmos metas como os índices de
aprovação nas nossas escolas e os das avaliações externas, mas
especificamente, da Prova Brasil que também tem como foco a
resolução de problemas.
Diante de tudo que
foi exposto acima e acreditando que a OBMEP pode ser um diferencial
para contribuir positivamente com nossas escolas, a Secretaria
Municipal de Educação (SME) juntamente com a responsável na
disciplina de Matemática do setor do Ensino Fundamental, pretendem
com este projeto incentivar a participação de todos os professores
e alunos. Esse incentivo acontecerá da seguinte maneira: divulgações
nas escolas utilizando tanto os materiais enviados pelos
organizadores da OBMEP quanto as da SME, encontros com alunos para
resolver problemas do banco de questões e provas disponibilizadas no
site da OBMEP, premiações municipais, de iniciativa da própria
SME, para alunos e professores, entre outras ideias viáveis que
podem surgir ao longo dos trabalhos de incentivo à participação na
OBMEP 2016.