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segunda-feira, 18 de abril de 2016

Projeto OBMEP - 2016


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Prefeitura Municipal de Palhoça
Secretaria Municipal de Educação.
Coordenação de Ensino Fundamental.


PROJETO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS – OBMEP/2016

Responsável: Professora Mestre Karina Zolia Jacomelli Alves
Titulação: Graduação – Licenciatura em Matemática – UFSC / 2003.
Pós-Graduação – Metodologia do Ensino de Matemática – Faculdade Integrada do Vale do Ribeira / 2004.
Mestrado – Educação Científica e Tecnológica com dissertação na área de Educação Matemática – UFSC / 2006.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma iniciativa conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), financiada tanto pelo Ministério da Educação (MEC) como pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). A OBMEP, desde sua primeira edição em 2005, vem crescendo em número de participantes. No ano de 2015 foram aproximadamente 18 milhões de alunos das 47580 escolas onde 99,5% dos municípios aderiram à competição. Essa iniciativa tem como objetivo principal estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e alunos. Além destes, tem-se:
  • Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
  • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
  • Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Vale ressaltar que a resolução de problemas, presente no objetivo principal da OBMEP, é também a principal metodologia indicada na proposta municipal de Palhoça para o efetivo trabalho em sala de aula das nossas escolas. Esse fato é um dos atrativos para considerarmos a OBMEP nos planejamentos escolares. Além desse e de todos os outros objetivos, temos que a OBMEP reconhece não somente os alunos, mas todos os participantes envolvidos por meio de premiações. Dependendo dos resultados os professores, as escolas e a Secretaria Municipal de Educação também são premiadas. Para os alunos são distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze, menções honrosas e bolsas de iniciação científica júnior. As premiações dos professores são tablets, diplomas e CD com edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM). As escolas são premiadas com kits esportivos, kits de materiais didáticos e troféus. E para as Secretarias de Educação são distribuídos troféus.
Uma vez que seu objetivo principal é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas, além de valorizar os alunos ao abrir diferentes portas para seu futuro e contribuir com a qualidade da educação básica, a OBMEP pode ser considerada uma importante aliada nos trabalhos pedagógicos das escolas do município de Palhoça. Inclusive para alcançarmos metas como os índices de aprovação nas nossas escolas e os das avaliações externas, mas especificamente, da Prova Brasil que também tem como foco a resolução de problemas.

Diante de tudo que foi exposto acima e acreditando que a OBMEP pode ser um diferencial para contribuir positivamente com nossas escolas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) juntamente com a responsável na disciplina de Matemática do setor do Ensino Fundamental, pretendem com este projeto incentivar a participação de todos os professores e alunos. Esse incentivo acontecerá da seguinte maneira: divulgações nas escolas utilizando tanto os materiais enviados pelos organizadores da OBMEP quanto as da SME, encontros com alunos para resolver problemas do banco de questões e provas disponibilizadas no site da OBMEP, premiações municipais, de iniciativa da própria SME, para alunos e professores, entre outras ideias viáveis que podem surgir ao longo dos trabalhos de incentivo à participação na OBMEP 2016.

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