E. B. M. REINALDO WEIGARTNER
RIO GRANDE – PALHOÇA
APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Turma: 42
Professora: M. Madalena Bechtold
Oficina I – Mural de poemas
- Após a leitura de poemas de diversos estilos, solicitei aos alunos que, em casa, copiassem poemas para lerem na sala de aula e montarmos um mural.
Nessa etapa, após explicar que poema é um texto organizado em versos e que a poesia é o sentimento que o texto revela, apresentei o livro “Se as coisas fossem Mães” de Sylvia Orthof, cuja obra apresenta, em cada página, dois versos com rimas.
Baseados nessa experiência, cada aluno criou seus versinhos que foram lidos e expostos no mural.
Oficina II- Características do poema
Nessa etapa, trabalhamos com o objetivo de sistematizar informações sobre as características de um poema. Os alunos copiaram duas obras de Mario Quintana: “Canção da Garoa”, organizado em quartetos com versos regulares, rimas e repetição e “Noturno” com versos irregulares e sem rimas.
Todos observaram essas diferenças de estilo, mas notaram que os dois apresentavam o mesmo sentimento: solidão. E isso é poesia.
Os alunos, apesar de suas dificuldades em leitura e produção textual, estão supermotivados e estou satisfeita com os resultados que venho obtendo com essa sequência tão bacana feita pelo Ms. Jair, coordenador do projeto.
Prof. Madalena