Trabalho elaborado pelo
professor Anderson Gomes Ferreira com os alunos do 9º ano teve por intento realizar
pesquisas sobre alguns povos e suas culturas.

Proinfo
sexta-feira, 7 de junho de 2019
quarta-feira, 5 de junho de 2019
Participação: Projeto de Ensino Educação Física Escolar
O
projeto, Educação Física Escolar:
experiência de prática pedagógica na formação de futuros professores é um
programa de iniciativa da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina que
tem por objetivos conduzir os discentes das mais variadas escolas públicas do
estado com a finalidade de conhecer e exercitar práticas esportivas orientadas sob
a supervisão do professor universitário Sr. Ezequias Alfredo Schutz no CEFID – Centro
de Ciências da Saúde e do Esporte.
De
acordo com o professor Ezequias, o projeto permite que os discentes tenham
acesso as estruturas de ensino do complexo universitário do CEFID com intuito
de conscientizar sobre a importância da prática esportiva como instrumento da
melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Para
coordenadora da EJA – Educação de Jovens e Adultos Sra. Nádia Helena Andrade esse
projeto contribui significativamente na melhoria dos processos de ensino e
aprendizagens em curso.
Por
fim, o projeto foi totalmente custeado pela UDESC oferecendo a condução de transporte
e lanche para 20 alunos com mais de 18 anos dentre as turmas do nível I e II do
fundamental 1 e 6, 8 e 9 ano do fundamental 2.
Evento realizado: 30/05/2019
Horário: 15h30min. às 20h.
Fotos:
Vídeos:
Tema: Degradação do Solo
Trabalho planejado pela professora Denize
Sartunino com as turmas 52 e 54, teve por intento apresentar o tema Degradação do Solo.
De acordo com a professora, dentro da
temática foram abordados assuntos referentes aos problemas ambientais como a
erosão do solo, desmatamentos, queimadas, desertificação, fatores que
contribuem para perda de nutrientes do solo, degradação ambiental, perda do
habitat das diversas espécies da flora e fauna.
Neste sentido, após as exposições dos
assuntos à professora realizou um seminário com intuito de debater o tema e
promover à autocrítica e reflexão dos alunos enquanto cidadãos em potencial para
promoção e conscientização coletiva dos sujeitos perante o meio ambiente.
Por fim, a temática teve como liame a
exposição do assunto, debates, apresentação fracionada do tema e suas causas
por equipes de alunos através do uso de slides do programa computacional power point,
produção de cartazes e maquetes que estão em exposição no corredor que dá acesso
a sala de aula.
Confira:
Exposição |
Produção de maquetes e cartazes |
Equipes:
segunda-feira, 3 de junho de 2019
Trabalhos Artísticos
Atividade
promovida pela professora Nelzira da Silva na disciplina de Artes, teve por escopo
desenvolver desenhos que fossem alusivos a arte da tapeçaria da cultura indígena.
De
acordo com a professora, este trabalho além de promover o acesso ao
conhecimento da arte indígena permitiu que os discentes, pudessem aprimorar
suas habilidades pra exteriorizar em forma de desenhos artísticos parte da riqueza
da cultura indígena.
Mural:
Vídeos:
sexta-feira, 31 de maio de 2019
Palestra: Evolução das Baleias e Ciências
Palestra
promovida pela direção escolar e equipe pedagógica com apoio do núcleo de
ciências biológicas da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina,
organizado pelos acadêmicos: Pedro Lobato Indalêncio, Maria Eduarda Rosa,
Matheus Guizi, Rafaela Hassi da disciplina: Introdução a Ciência & PCC –
Prática Pedagógica como Componente Curricular da professora regente Natália
Hanazaki teve, como foco apresentar aos discentes das turmas do 7º ano matutino
o acesso ao conhecimento das pesquisas cientificas dos fósseis ancestrais publicadas
na revista GALILEU.
A
palestra versou sobre um tema importante e é componente integrante curricular na
modalidade dos temas transversais da faixa de turmas dos 7ºs anos na
disciplina de ciências.
Por
fim, a palestra trouxe entre os integrantes uma ex-aluna da escola Maria
Eduarda Rosa, que atualmente freqüenta o curso de ciências Biológicas na UFSC,
a qual a unidade de ensino se enche de orgulho por ter sido a passagem o caminho
e a esperança de quem fez e usufruiu dos ensinamentos recebidos a oportunidade
de postular um curso superior na maior universidade catarinense. E, é com
grande carinho e apreço que a comunidade escolar se sente motivada e
reconhecida pelos louros de anos consecutivos contribuindo na formação de
grandes cidadãos pela aposta da prestação de um serviço educacional, público e de
qualidade irretocável.
-
Acadêmicos palestrantes:
Acadêmicos Palestrantes |
-
Auditório público:
Turmas do 7º ano - matutina |
-
Ex-aluna: Maria Eduarda Rosa
Ex-aluna: Maria Eduarda Rosa (acadêmica 1ª fase ciência biológica - UFSC) |
segunda-feira, 27 de maio de 2019
Encerramento do Estágio FMP 1º Semestre
Exposição
de vídeo desenvolvido pelas estagiárias da FMP – Faculdade Municipal de Palhoça
teve por intento demonstrar o carinho, apreço e gratidão à unidade de ensino
que não mediu esforços em oportunizar as acadêmicas de desenvolverem as
atividades acadêmicas de praxes.
Neste
sentido, a supervisora de estágio Sra. Lucia Correia Marques de Miranda Moreira,
ressalta a importância da pratica do estágio que possibilitou conciliar a
teoria e a pratica na vivência acadêmica das futuras profissionais, bem como,
da oferta do espaço escolar cedido pela direção para conclusão dos estágios
obrigatórios às acadêmicas do 7º ano da FMP.
Sendo
assim, as estagiárias agradecem aos professores e alunos das turmas do nível I e
II do fundamental I e 6º ano do fundamental II, que se prontificaram em acolher
e recepcionar as acadêmicas que deram seguimento aos trabalhos de estágios exigidos
pela faculdade municipal.
Por
fim, à diretora de ensino da EJA – Educação de Jovens e Adultos Sra. Nádia
Helena Andrade, parabeniza a coordenação de estágio da FMP e as estagiárias
pelos trabalhos e projetos desenvolvidos em nossa unidade de ensino.
Vídeo homenagem:
sexta-feira, 24 de maio de 2019
Sala de Informática – Aplicações de Normas ABNT & Trabalhos Escolares
Trabalho
elaborado pela professora Andréa da Rocha Viana, na disciplina de Língua
Portuguesa com as turmas do 9º ano escolar teve, por finalidade apresentar as
normas básicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas na aplicação, confecção e produção de trabalhos escolares digitalizados nos editores de textos Word e Writer.
Confira:
Assinar:
Postagens (Atom)

Proinfo