Proinfo

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Produção textual sobre o Mangue


















Os alunos visitaram o Mangue da Palhoça com os professores Jatir e Fernanda de Meio Ambiente para conhecer e ver como se encontra o mangue hoje na nossa cidade. Após essa visita os alunos fizeram uma produção textual com a professora Simone de Língua Portuguesa sobre o Mangue, o qual participaram de uma premiação na Prefeitura de Palhoça , e cinco alunos foram premiados.



Mangue, lugar de vida!

Os mangues são como um coração para as costas de oceanos tropicais e subtropicais. Ele é um importante berçário natural. Os mangues podem ter mal cheiro, suas árvores podem não ter flores nem plantas encantadoras, mas é dele que surgem a maioria dos frutos do mar, como por exemplo, o camarão, o siri, o marisco e o caranguejo.
Os manguesais além de fornecerem os alimentos para os peixes, também são o berçário de algumas aves, elas usam o mangue para depositarem seus ovos. Mas os mangues estão desprotegidos, a cada surgimento de um novo dia, os mangues ficam piores, mais sujos e poluídos. E o pior de tudo, é saber que somos nós os responsáveis por essa situação.
O homem, mesmo consciente dessa destruição, não para de poluir. O homem também costuma construir casas em cima dos manguesais, joga restos de telhas, lixos e corta as árvores dos mangues para fazer lenha. Deveria haver mais respeito para com os mangues, pois a cada dia eles ficam menores e mais poluídos.
Não devemos destruir os mangues porque eles são importantes para o ser humano e para manter o equilíbrio do meio ambiente. Sem eles poderemos ficar sem a nossa tainha, o nosso robalo, pois os peixes utilizam as águas dos manguesais para desovarem. Com a destruição dos mangues, os peixes não terão lugar para se reproduzirem.
Desse modo, é possível perceber que os manguesais são necessários não só para a sobrevivência das espécies que dele dependem para se reproduzirem, mas também para o homem que necessita dos mangues para sua subsistência.
Aluno: Bento, 7ª série – 74

Mangue um lugar de vida e reprodução!

Muitas pessoas falam sobre preservação, mas poucas entendem o que essa palavra carregada de ações significa.
Preservar é cuidar, mas isso não está acontecendo em nosso país. O meio ambiente é destruído dia após dia pelo homem. O mangue é um exemplo dessa destruição, apesar dele ser um habitat importante para a reprodução de várias espécies, o homem ainda insiste em aterrá-lo para construção de casas ou usa-lo como local para jogar lixos.
Na época de nossos avós ou pais, os mangues eram lugares adequados para a reprodução dos animais dependentes dos manguezais para se manterem vivos.
Atualmente, o mangue é visto como um obstáculo para a sociedade, olha-se o mangue com desprezo, porque o que um dia foi limpo, hoje serve como depósito de lixos. O nosso mangue virou lixão!
Antigamente havia respeito para com esse berçário natural. Mas nos dias atuais até esgotos encontramos nos manguezais.
A ciência nos diz que 95% dos alimentos capturados pelo homem no mar dependem dos manguezais para se reproduzirem. Pense em como iriam ficar escassos todos os frutos do mar sem a existência desse berçário natural. Frutos do Mar como o camarão, o caranguejo e a sardinha irão desaparecer.
Vivemos uma situação difícil, mas com medidas de prevenção simples, como por exemplo, a conscientização de não jogar lixo nos mangues, respeitar o tempo de reprodução das espécies e manter o respeito às leis que protegem os mangues, podemos reverter esse fato.
Devemos transformar o ambiente onde vivemos num lugar bom para a próxima geração. E a restauração dos mangues está em nossas mãos, porque a natureza é capaz de se renovar.
Aluno: Nicolas, 7ª série – 74


Há vida no Mangue!

Os manguezais possuem um terreno pantanoso e são unidos a lagos, mares ou rios. O solo dos mangues são salgados, lodosos e úmidos.
Os mangues apresentam um cheiro não muito agradável, próprio de sua natureza, pois são constituídos de matéria orgânica em decomposição, mas esse odor se torna mais acentuado quando o mangue está poluído.
Muitas pessoas olham para o mangue e não se dão conta de que ali há vida. Nos manguezais vários animais se reproduzem e ele também serve de habitat para algumas espécies, como por exemplo, os caranguejos.
A preservação dos mangues é muito importante, pois ele serve de casa para vários seres vivos e, se continuarmos jogando lixos nele, vamos acabar com as vidas que lá existem e com as vidas dos animais que necessitam dos manguezais para desovarem.
Dos mangues muitas pessoas tiram o seu sustento. O homem necessita das vidas que surgem no mangue, elas são úteis para a sobrevivência do ser humano. Por isso, ainda há tempo de nos conscientizar de que devemos preservar esse berçário do mar.
Aluna: Ana Paula, 7ª série - 74


Preserve, Mangue é Vida!


No planeta estima-se que há cerca de 172.000 km² de mangues e dessa extensão 26.000 km² pertencem ao Brasil. Os mangues deveriam ser preservados, mas atualmente eles se encontram cada vez mais poluídos e o único responsável por esta situação é o homem.
O ser humano em vez de preservar, polui e destrói esse berçário de vida natural. O homem aterra o mangue para a construção de casas, joga lixo nele e deposita esgoto, isso prejudica o meio ambiente e diminui cada vez mais sua extensão.
Os manguezais, tidos como berçários naturais de várias espécies, possuem solo salino e com pouca oxigenação. Eles são muito produtivos, neles são reproduzidos a maior parte dos frutos do mar pescados pelo homem.
Atualmente, ao observarmos o mangue, encontramos uma grande quantidade de lixos que nele é depositado. As pessoas não percebem o prejuízo que estão causando a eles mesmos. Há placas nos manguezais para não poluí-los, para não transitarem pela vegetação, porém o homem não respeita. Será que se as pessoas realmente soubessem dos prejuízos causados ao ser humano com a destruição dos manguezais, ainda assim continuariam a poluir? A conscientização do ser humano é a melhor forma para mudar essa realidade.
Aluna: Eduarda, 8ª série – 84

Berçário da vida!

Antigamente o mangue era um lugar de grande extensão onde os animais se reproduziam e se alimentavam.
Atualmente, já não funciona tão bem assim. Com o crescimento da população , o mangue foi sendo engolido pelo homem. Algumas pessoas desrespeitam a lei, aterram os manguezais e constroem casas, quando não depositam seus lixos lá.
Ainda há pequenos pedaços de mangues no município de Palhoça, nele há placas pedindo para preservá-lo, mas o ser humano não dá a devida importância. Se observarmos nossos mangues, constatamos nele há existência de lixos e esgotos. O homem não se conscientiza que nascem algumas espécies de peixes, assim como também o camarão, que fontes de alimentos para o ser humano.
Alem dos animais que se reproduzem nos manguezais e dos que o usam como habitat, o mangue também é capaz de abrigar a água que vem das marés altas, evitando enchentes. A destruição dos mangues pode causar catástrofes à população.
Por isso, preserve os manguezais que ainda nos resta, para não sofrer as consequências futuramente. O mangue contribui para o equilíbrio do meio ambiente, nele muitas vidas se reproduzem, ele serve de habitat para vários animais. Não podemos deixar que esse berçário de vida seja destruído.
Aluna: Letícia, 8ª série - 84

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Equações do 1º Grau



A professora Franciely de matemática trabalhou equações do 1º grau com os alunos das 6ª séries, utilizando o site: http://rachacuca.com.br/quiz/2717/equacao-de-1-grau/

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Desfile Cívico em homenangem a Independência do Brasil

No dia 7 de setembro comemora-se a Independência do Brasil que é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. No dia 02/08/12 foi realizado o desfile cívico na Palhoça.










Proinfo

Você é o visitante nº